março 18, 2009

A (verdadeira) face do monstro


Todos já tínhamos visto a sua cara.

A sua história havia já sido contada e escalpelizada e mentalmente anotada por todos. Os factos, os pormenores, os detalhes mais íntimos e mórbidos. E no entanto criou-se nos últimos dias este suspense pelo facto de ele não revelar a sua face. De a sonegar das vistas alheias do mundo que de repente o rodeia e por ele se interessa. Aquela capa arquivadora azul, por detrás da qual ele se refugia nada mais esconde do que a sua própria cobardia, do que a miséria do seu espírito, que, quando descoberto das muralhas de sua casa, quando despido perante as objectivas e as câmaras, não as consegue enfrentar. Por pavor de si próprio.

Mas não criemos ilusões. É um erro chamarmos-lhe monstro. É fácil, conveniente mesmo atribuirmos-lhe tal denominação. É esquecer o monstro que temos dentro de nós. É fácil erguer o dedo indicador e apontar. Puxar da imaginação e sugerir um sem número de penas, punições e castigos para os actos que ele praticou. Esquecemo-nos, ou preferimos não recordar as nossas próprias barbaridades ou os nossos crimes. A nossa ignorância. E o quanto foi essa ignorância responsável por outras tantas barbáries ao longo da História.

O silêncio que nos acompanha, aquela dose de ignorância e indiferença que todos provisionamos e armazenamos na saída de casa a caminho do emprego e da escola, rumo à cidade.

A cidade. Esse lugar agreste e desagradável onde somos confrontados com a pobreza e a solidão e o desespero de outros, humanos como nós, de carne e osso. Pele e cabelos. Talvez sem o cuidado e a atenção com que nós reservamos ao nosso próprio cabelo e à nossa própria pele.

Monstros? Somos todos monstros. Na ignorância com que levamos o nosso dia-a-dia, com as nossas miseráveis e entretidas ninharias, e os nossos problemas. E as nossas angústias.

Problemas? Quais problemas? Já levantaste a cabeça hoje? Já retiraste os olhos das pedras que diariamente amolgas e esmagas e já olhaste em teu redor? Diz-me tu, o que fizeste hoje por outra pessoa. Por alguém que não conheces e que não podes influenciar por acção directa dessa tua caridade que nada mais é do que hipocrisia e soberba. Sim. Que acção – pergunto eu, fizeste tu hoje a alguém teu semelhante, da qual nada esperes em retorno. Da qual não fiques a contar o favor. A pesar pela retribuição. Hmmm?

Amanhã, quando o sol raiar e chegar o momento de uma vez mais partires rumo à cidade não te esqueças da capa arquivadora. Azul ou de outra cor que te agrade.

Amanhã, por um dia que seja, mostra a tua vergonha e a tua indiferença pelo mundo que te rodeia.

Amanhã o monstro serás tu.

1 comentário:

*Lisa_B* disse...

Caro Igor,

excelente texto...tenho a dizer de mim que sou pobre e rica.
Pobre porque nada tenho de valor material à parte as contas a pagar que se acumulam e rica porque apesar de tudo isso continuo a tentar ajudar quem ainda precisa de mim sem que eu nunca peça nda em troca.
São raras as pessoas que o fazem de coração aberto como eu digo é o ser cristal que impulsiona a que se aja assim.
De facto queria ir ver o lançamento da minha amiga Ana a Lisboa mas não tenho possibilidades financeiras ajudei tudo o que podia fazer por quem precisava de mim, hoje deixarei com muita humildade que alguém me ajude e engulo o orgulho que já é pouco existente em mim e aceitarei boleia ou...ideias.
Tenho no meu blog no 1º post um pedido a amigas para tal as estou a ver que não conseguirei grandes resultados com o meu apelo.
Como desde que nasci entendi a minha mão aos desafortunados da vida, tenho fé que alguém me vai estender a mão nesta hora de aflição pela qual tenho passado.
Nem recordo o dia que saí de casa para mim...dedico-o todo ao meu filho autista e à minha na faculdade de Coimbra, queria poder estar com a Ana, ter um dia diferente só meu em 5 anos de entrega aos outros.
Sei que o mereço não sei é se o conseguirei.
Desculpe invadir assim o seu espaço com este desabafo mas neste post senti "entregar-me" por quem sou no meu interior.
Abracinho...
meu blog é sercristal.blogspot.com meu email clubeautista@hotmail.com

users

ecoestadistica.com